5 dicas para seu filho dormir na cama dele

fazer filho dormir na cama

Uma das tarefas mais difíceis para alguns pais é mudar os hábitos de sono de seus filhos. Fazer com que eles durmam sozinhos em suas camas, depois de passarem algum tempo dormindo perto de seus pais ou com eles, torna-se algo doloroso para todos.

Pense que fazer isso pode ser comparado a limpar um curativo em seu pequeno, vai doer e você deve decidir se o faz devagar ou rapidamente.

Mas vamos facilitar sua tarefa, daremos algumas dicas que podem lhe ajudar a enfrentar mais esta etapa da vida de seus filhos e ajudá-lo a ter qualidade de sono.

         1- Inicie o quanto antes – não espere seu filho crescer e se acostumar a dormir em sua cama para tentar fazê-lo dormir sozinho. Quanto mais cedo você começar, enquanto ele é bebê, será melhor. Pode parecer torturante deixar um ser tão pequeno e indefeso sozinho no quarto, mas esta é a melhor opção para todos. Use e abuse da tecnologia para vigiar seus pequenos enquanto dormem, como câmeras nos berços ou camas.

          2- A comunicação é primordial – converse com ele e tente explicar por que ele deve ter sua independência e dormir em seu próprio quarto. Mas faça isso com antecedência, para que ele vá se acostumando com a ideia. Não deixe para negociar de uma hora para a outra, à noite, no momento em que se preparam para dormir, nem o surpreenda com a nova decisão.

            3- Deixe seu coração mole de lado e não ceda – deixar que seu filho o vença e retorne para seu quarto é o pior das decisões. Uma vez que a criança está dormindo em sua própria cama, não a deixe retornar para a cama dos pais. Muitas vezes o drama de seu filho pode ser convincente e você acaba abrindo mão de sua autoridade para se render aos caprichos dele. Se ele acordar no meio da noite, for para seu quarto e querer dormir com você, diga não. Leve-o para o quarto dele e ajude-o a dormir novamente.

             4- Medo de bicho-papão – o medo de estar sozinho, de escuro, de monstros ou fantasmas pode ser um empecilho na hora de fazer seu filho dormir sozinho. Se ele tem algum medo, crie ferramentas que o ajudarão a combatê-lo: uma lanterna para o escuro; um spray que acaba com monstros; uma armadilha para prender fantasmas. Experimente também contar histórias de personagens que enfrentam seus medos ou coloque uma música, porém suave, para que ele não ouça o silêncio do quarto nem as vozes da imaginação.

              5- Tente recompensá-lo – que tal oferecer alguns incentivos ao seu filho para que ele durma em sua própria cama. Se ele dormir sozinho, faça elogios, mostre que ele ganhou pontos por estar se saindo bem, prepare ou leve-o para comer a comida favorita, ofereça pequenos presentes.

Tudo o que você decidir fazer, deve ser planejado e colocado em prática, sempre com o apoio de toda a família. Crie hábitos para seu filho e ensine-o a ser independente. Mostre para ele como é bom ter a própria cama, agora que já está grandinho. Faça o que puder para fazê-lo se sentir protegido e amado, assim quando for para a cama à noite terá mais segurança de estar em seu próprio quarto.

E quanto a você? Não se preocupe, o que está fazendo vai tornar seu filho mais forte e independente.

A Maxflex, líder nacional na indústria do conforto, sempre está pensando no descanso e no conforto da hora de dormir de seus clientes e suas famílias. Por isso, trabalha no desenvolvimento de colchões e sistemas de dormir que vão transformar suas noites de sono em uma experiência única. Vá até a loja Maxflex mais próxima, conheça e experimente nossos modelos para dormir melhor e acordar renovado.