5 distúrbios do sono mais comuns e que muita gente não sabe que tem

ronco e apineia

Você está sonolento? Você está tendo dificuldades para dormir ou permanecer dormindo? Está recebendo cotoveladas de seu parceiro durante a noite?

Se você respondeu “sim” para uma dessas perguntas, pode estar tendo um distúrbio do sono. Embora existam alguns distúrbios comuns, que geralmente não interferem na saúde geral, também existem aqueles que podem afetar significativamente seu funcionamento físico, social, emocional, econômico e mental.

Descubra como alguns distúrbios podem definitivamente comprometer a sua saúde e qualidade de vida:

 

Insônia – dificuldade para adormecer e permanecer dormindo. Ansiedade, estresse, consumo excessivo de alimentos antes de dormir ou ingestão de cafeína e bebidas alcoólicas podem ser algumas das causas. Compromete a produtividade do seu sono, uma vez que o ideal é você permanecer dormindo 95% do tempo que deita para dormir. Investir na higiene do sono, mantendo hábitos que apoiam seu sono e um ambiente adequado para dormir, podem resolver o problema. Mas, se depois de tomar essas providências a insônia persistir, o ideal é buscar ajuda médica.

 

Ronco – você ou seu parceiro roncam? Saiba que vocês não estão sozinhos. De acordo com a Academia Americana de Otorrinolaringologia, cerca de 25% dos adultos roncam habitualmente e quase 45% roncam pelo menos ocasionalmente. O ronco ocorre quando o ar não consegue passar livremente através do nariz ou da garganta enquanto você está dormindo, a via aérea se estreita e o ar deve passar por uma abertura menor, o que faz com que o tecido em volta vibre. Essa vibração resulta em uma respiração ruidosa.

 

Apneia obstrutiva do sono – é um distúrbio do sono em que a respiração é interrompida temporariamente. Essas pausas podem durar mais de 10 segundos e ocorrer mais de 5 vezes por hora. A apneia do sono geralmente está associada ao ronco a ao aumento da obstrução das vias aéreas. À medida que os níveis de oxigênio diminuem, o cérebro sente o problema e desperta rapidamente o indivíduo para que retome a respiração. Isso geralmente é acompanhado por um barulho alto.

 

Bruxismo – caracteriza-se pelo aperto e ranger dos dentes. Isso pode ocorrer várias vezes durante um ciclo de sono e pode causar interrupções no sono. Algumas pessoas acham que não é um distúrbio tão sério, mas o ranger dos dentes pode levar a dor facial, dores de cabeça e até danificar os dentes. É um distúrbio do movimento do sono e é importante descobrir suas causas para uma abordagem terapêutica adequada.

 

Síndrome das pernas inquietas – também conhecida como doença de Willis-Ekbom, é uma desordem sensório-motora neurológica que é caracterizada por um impulso irresistível de mover as pernas quando estão em repouso. O desejo de mover as pernas geralmente é, mas nem sempre, acompanhado por sensações desagradáveis. É um distúrbio que compromete a saúde do sono e consequentemente a qualidade de vida, mas é tratável.  Conquistar um estilo de vida mais saudável, praticar atividades físicas com frequência, reduzir a cafeína e o álcool e, principalmente, avaliar a causa com um profissional da saúde para obter um tratamento adequado é a chave para conquistar um padrão de vida saudável.

 

Investir em hábitos saudáveis, cuidar da higiene do sono e preparar um ambiente que contribua para a qualidade do sono pode ser suficiente para resolver uma insônia leve. Porém, distúrbios do sono precisam ser diagnosticados e tratados adequadamente por profissionais de saúde.

 

A Maxflex tem a missão de conscientizá-lo sobre a impacto do sono na sua saúde, pois desenvolve, produz e comercializa exclusivos sistemas de dormir que apoiam a qualidade do seu sono!