5 mitos sobre o sono que farão diferença em sua vida ou para sua saúde

dormir melhor

Dormir bem é algo necessário à nossa saúde. E por ser importante, merece toda a nossa atenção, principalmente no que se refere a seguir hábitos diários de sono e identificar alguns fatores que possam estar dificultando ou atrapalhando o sono reparador.

Abaixo, listamos cinco mitos referentes ao sono que se reconhecidos, podem auxiliá-lo a ter noites de sono tranquilas e de qualidade.

1.Está errado quem pensa que pode tirar o atraso do sono acumulado na semana aos sábados e domingos!

Muita gente acha que pode recuperar o sono perdido durante a semana, devido a compromissos e às correrias normais da vida agitada, dormindo até mais tarde ou depois do almoço aos finais de semana. Mas é aí que está o engano!

O que você perdeu, dormindo menos durante a semana, não conseguirá repor. Estudos revelaram que as horas extras que você quer dormir no fim de semana para recuperar o que não dormiu não é suficiente para deixá-lo pronto e revigorado para a semana seguinte. O ideal é seguir uma rotina de sono diária que seja ideal e compensadora para o dia seguinte.

2.Idosos não precisam dormir tanto

Muitos se enganam quando deduzem que pessoas mais velhas dormem menos por conta da idade. Elas precisam da quantidade de sono ideal (7 a 9 horas por noite) tanto quanto adultos mais jovens. Porém, em muitos casos, dormir menos pode ser um sinal de outros problemas ocasionados pela idade e que devem ser investigados, pois prejudicam o ciclo natural do sono e consequentemente a saúde dos idosos.

3.O bom e velho cochilo não resolve muito

Quem disse que um cochilo não resolve nada? Bem, se ele for de no máximo 30 minutos pode ser benéfico a quem não dormiu bem na noite anterior ou está muito cansado. Melhor dormir um pouco no intervalo do trabalho do que dormir em uma reunião importante ou perder a concentração na tomada de alguma decisão. Porém, dormir além do que é suficiente pode atrapalhar o ritmo natural de seu sono à noite.

 4.Você acha que é acostumado a dormir poucas horas por noite e este é o seu normal

Dormir menos do que o recomendado é prejudicial à saúde. Um adulto deve levar em consideração dormir de 7 a 9 horas por noite para ter um bom desempenho no dia seguinte. Enganam-se aqueles que acham que dormir umas 3 ou 4 horas por dia é o suficiente para estar pronto para enfrentar as tarefas diárias. Não dormir corretamente afeta sua coordenação motora, concentração, humor, causa estresse e depressão, além de problemas cardíacos, entre outros.

 5.Ler ou assistir TV antes de dormir ajuda a pegar no sono

Dependendo do livro que você escolheu – se for interessante e instigante – você vai querer saber o que vai acontecer no próximo capítulo ou, para os mais aficionados, devorar o livro em um só dia. O mesmo serve para a TV, por mais que você ache que sentirá sono ao ligar a TV, mesmo que em um volume baixo, vai se distrair ou até mesmo despertar com o que está assistindo. Além disso, a luz emitida pelas TVs atrapalha a produção de melatonina, hormônio do sono.

 

Tenha sempre em mente cultivar bons hábitos para gozar de boas noites de sono. Atitudes simples como dormir no mesmo horário, escolher uma boa superfície de sono, criar um ambiente propício ao sono em seu quarto, libertar-se de alguns vícios como comer demais antes de dormir, ingerir cafeína ou bebidas alcoólicas, utilizar aparelhos eletrônicos, entre outros, podem ajudá-lo a alcançar o sono ideal e restaurador de que tanto necessita.

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