7 coisas fascinantes que ocorrem durante o sono

como age o organismo no sosno

Dormir é algo tão importante à manutenção do organismo e tão prazeroso, mas muitas vezes não paramos para pensar e nem tentamos descobrir o que ocorre enquanto dormimos.

A princípio podemos dizer que se trata de uma atividade inativa e silenciosa, porém é aí que muitos se enganam. Muitas coisas acontecem durante o sono:

1.A temperatura do corpo cai

Por isso sentimos frio à noite, mesmo durante o verão! Enquanto dormimos nossos músculos ficam inativos e, consequentemente, gastamos menos calorias o que faz com que a temperatura corporal diminua.

2.Olhos em movimento constante

Os movimentos dos olhos diferem-se de acordo com a fase do sono. Mas na fase REM (a dos sonhos) eles movem-se em um ritmo frenético, pois a atividade cerebral é muito rápida nesta fase. Mas isto é algo que nem percebemos.

3.Ficamos imóveis

Já pensou se você se movesse durante o sono? Quantos chutes a gol, quantos quilômetros andados e outros tantos movimentos que faria inconsciente, sonhando? Nosso corpo é tão perfeito que produz um aminoácido, a glicina, responsável em manter nossos músculos paralisados durante o sono profundo. Apenas o cérebro trabalha, os olhos movimentam-se e a respiração e ritmo cardíaco funcionam num ritmo constante.

4.Sono da beleza

Boas noites de sono reconstroem sua pele. Sim! Durante a noite as células mortas são “empacotadas” para no dia seguinte serem jogadas fora. Durante o sono proteínas importantes à manutenção da pele são ativadas para produzir novas camadas de pele e reparar os danos diários causados pelo sol.

5.O cérebro faz aquela faxina

Seu corpo pode estar imóvel, descansando, mas o seu cérebro continua trabalhando. Principalmente limpando aquilo que não nos serve mais: memórias que não nos servem, toxinas impróprias ao organismo, entre outros.

6.Você emagrece

Isso mesmo! Dormir bem emagrece. Durante o sono transpiramos e por isso perdemos líquidos. Além disso, as gorduras são transformadas em energia rapidamente, quer dizer o metabolismo acelera, e seus hormônios ficam regulados ajudando no equilíbrio da fome.

7.Os hormônios são produzidos

Durante o sono o corpo produz e secreta hormônios importantes para a manutenção de nossa saúde, como: a melatonina – hormônio do sono –, o GH – hormônio do crescimento –, a prolactina – regulador do sistema imunológico –, entre outros tantos.

Sabendo disso, devemos primar pela qualidade de nosso sono, pois nossa saúde depende dessas boas noites de sono. Dormir bem é imprescindível a termos qualidade de vida, tão importante quanto comer e respirar.

Maxflex, líder nacional no desenvolvimento, produção e comercialização de colchões e sistemas de dormir, preocupa-se constantemente com os cuidados necessários que se deve ter com a saúde, principalmente no que diz respeito ao sono. Vá até uma de nossas lojas, experimente nossos modelos, converse com nossos especialistas e durma melhor em um Maxflex.