7 dicas para combater a insônia e dormir bem

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Ficar sem dormir é, para muitos, um tormento diário. Vira-se para de um lado para o outro da cama, sabe que tem que acordar no outro dia e estar disposto, mas o sono não vem. Isso acaba gerando ainda mais incômodo para quem sofre de insônia, além de estresse e irritação.

Mas por que a insônia ocorre?

Atualmente, com a vida agitada que levamos, recebemos um bombardeio de informações, estímulos, tarefas e rotinas que fazem nosso organismo reagir das mais variadas formas: estresse, depressão, cansaço, perda de apetite ou excesso dele, distúrbios do sono, além de outros problemas de saúde. Este é o ônus da vida moderna!

A insônia é um dos males causados pela correria diária, ocasionada por fatores físicos ou psicológicos, que podem atrapalhar ainda mais nosso dia a dia. Este distúrbio pode manifestar-se como uma dificuldade de pegar no sono, assim que nos deitamos, ou durante o sono, fazendo com que acordemos e não consigamos mais dormir.

Outros fatores, que parecem tão insignificantes e que fazem parte de nossa rotina diária, podem atrapalhar nossas noites de sono e causar a insônia, como: ingerir cafeína ou bebidas alcoólicas, comer comidas pesadas e gordurosas perto da hora de dormir, utilizar eletrônicos como celulares e computadores, não desligar dos problemas, entre outros.

Mas, é possível recuperar o sono, sem a utilização de medicamentos, e voltar a dormir melhor, alcançando o sono restaurador, tão importante para seu bem-estar. Confira algumas dicas de como combater a insônia, que vão lhe ajudar a relaxar, recuperar o sono e parar de contar carneirinhos.

1.Prepare-se para receber o sono

Concentre-se diariamente em criar uma rotina, como ir para a cama sempre no mesmo horário – isto permite que seu relógio biológico regule-se, o que vai ajudá-lo a adormecer mais rápido. Uma hora antes de ir para a cama, comece a reduzir tudo que possa lhe tirar o sono ou estimulá-lo – evite TV, computador, celular, exercícios físicos, comer muito. Crie um ambiente propício em seu quarto para recebê-lo e aguardar o sono reparador – pouca luz, ventilação adequada, pouco barulho, travesseiro e colchão apropriados.

2.O quarto deve ser usado só para dormir

É o ambiente destinado ao sono, descanso e intimidade. Não transforme o quarto em local de trabalho, para assistir TV ou fazer as refeições. Tenha em mente que é lugar onde você deve descansar para o novo dia e não que o lembre de estar acordado.

3.Se está com sono, vá para a cama

Não adie o momento natural de dormir só por que precisa arrumar a casa, lavar a louça, conferir as finanças, adiantar o trabalho para o dia seguinte. E se você é daqueles que cochila no sofá depois do jantar, abandone este hábito se quer dormir melhor. Dormir, só na cama e é para durar a noite toda!

4.Se não consegue dormir, não fique na cama

Levante-se, saia do quarto, busque uma atividade relaxante, como ler um livro – mas opte por livros desinteressantes, por serem maçantes, incentivam o sono – ou faça algum exercício de respiração, ou meditação, que ajuda o corpo a desacelerar e a estabilizar-se para alcançar o relaxamento necessário para uma boa noite de sono.

5.Evite dormir durante o dia

Cochilos são saudáveis, se forem de no máximo 30 minutos e para aqueles que não sofrem de insônia. Dormir durante o dia pode parecer uma boa solução para recuperar o que não alcançou à noite, mas sono diurno é diferente do sono noturno. É à noite que o cérebro processa tudo que foi captado no dia e o organismo fabrica e libera substâncias importantes para a manutenção de nossa saúde.

6.Experimente tomar um chá ou leite quente

Existe uma variedade de ervas que podem ser relaxantes e calmantes e ajudá-lo a pegar no sono. Pesquise a respeito e tenha sempre à mão seus chazinhos para o sono. O leite também é uma boa opção, pois possui triptofano, um aminoácido que ajuda na formação da serotonina, que combate o estresse e a ansiedade, por isso vem a ser relaxante, levando ao sono.

7.Faça o máximo para relaxar antes de ir para a cama

Um banho quente, antes de ir para a cama, demorado, regado a óleos relaxantes e cremes pode ser uma boa maneira de pegar no sono. A água quente ativa a circulação e promove o relaxamento dos músculos. Assim, como óleos e cremes que promovem uma sensação de tranquilidade e seus aromas também trazem tranquilidade e frescor.

Nós, da Maxflex, esperamos que estas dicas o ajudem a se livrar da insônia e alcançar o descanso merecido. Dormir bem é algo que queremos oferecer para nossos clientes, por isso, há anos desenvolvemos e comercializamos superfícies de repouso projetadas para levar você ao sono reparador, com muita qualidade e conforto.

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