Como dormir bem, quando se dorme a dois?

problemas de dormir junto

Quando se fala em dormir junto, para uns pode ser algo romântico ou um ato de comunhão e amor, mas para muitos, e muitos mesmo, acaba sendo uma tarefa difícil de se enfrentar.

O sono é algo importantíssimo para a manutenção de nossa saúde e bem-estar. Deve ser levado a sério e para chegarmos a ele devemos criar hábitos, rotinas, estarmos bem confortáveis na cama. Porém, para quem divide a cama, isso se torna mais uma utopia e na realidade diária, encontrar mecanismos para encontrar o sono reparador vira uma tarefa árdua.

Um quer dormir cedo e outro quer ficar vendo TV ou lendo até tarde, a luz da TV ou do quarto já se tornam um problema. Você está quase pegando no sono e o outro fica se mexendo, tentando encontrar a posição mais confortável. Durante a noite um ronco ou espasmo faz você pular da cama de susto. Estas são algumas situações corriqueiras para quem dorme junto. Mas pode ter solução, ou pelo menos ser amenizado.

E como dormir bem quando a outra pessoa tem hábitos bem diferentes dos meus?

A primeira dica é conversar! Isso mesmo! O diálogo é importante para qualquer parte do relacionamento, inclusive se você quer dormir bem. Explique ao seu parceiro como funciona seu ritmo de sono, diga de que forma você se ajeita na cama para dormir, qual o seu lado, informe sobre as movimentações e sobre possíveis distúrbios do sono, como o ronco.

A segunda dica é criarem acordos. O horário de dormir e a quantidade de horas de sono são importantes para a manutenção de nossa saúde. Por isso, se você quer seguir uma rotina de sono e seu companheiro não consegue, tente estabelecer um acordo para que ele(a) não atrapalhem o seu ritmo. Por exemplo: você dorme cedo, mas seu companheiro quer ver TV, peça com jeitinho para que ele(a) assista TV na sala e quando voltar ao quarto faça o mínimo de barulho.

Outra dica é criar mecanismos que transformem o quarto em local propício ao sono.

– Nada de escrivaninhas com computadores e livros, o quarto não é um escritório.

– A TV hoje é um item encontrado na maioria dos quartos, porém, se você conseguir deixá-la apenas na sala será um grande avanço na procura pelo sono ideal.

– Celulares e tablets também podem ser deixados em outro lugar para não hipnotizar ninguém na hora de dormir.

– Se você sente frio e o outro calor, usar cobertas separadas é uma solução, assim evita-se também o uso de aquecedores ou condicionadores de ar.

– Na hora de comprar o colchão, escolher o modelo adequado aos dois vai ajudar e muito alguns problemas como movimentação e dores musculares, por isso ir juntos experimentar o modelo adequado é o ideal.

No fundo, a boa conversa deixa todos felizes, se cada um ceder de um lado, os dois ficarão satisfeitos e poderão desfrutar de uma vida mais tranquila e de noites de sono mais restauradoras e saudáveis.

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