Como melhorar a qualidade de sono de uma pessoa com Alzheimer?

sono e alzheimer

O Alzheimer é uma doença muito comum em idosos, porém pode atingir pessoas mais novas também, não tem cura mas pode ser tratada. Seu caráter é neurodegenerativo, isto é, as células cerebrais morrem, por isso os pacientes sofrem com alterações das capacidades cognitivas como perda de memória e da capacidade motora.

Perturbação no sono é uma característica bem comum para quem sofre de Alzheimer. Muitas dessas pessoas dormem durante o dia e à noite perdem o sono e ficam acordadas. A incapacidade de distinguir o dia da noite é algo que acontece e influencia bastante no ciclo do sono.

Por isso, pensar em algumas estratégias para melhorar a qualidade de sono de quem sofre com Alzheimer pode ajudar tanto o paciente quanto quem cuida dele.

  1. Quarto – mantenha o quarto o mais confortável possível e também o mais seguro. Afaste objetos, retire tapetes, tudo que possa atrapalhar a movimentação da pessoa. Para o sono, é preciso criar um ambiente favorável, de preferência arejado e fresco, escuro para a hora de dormir e também silencioso.
  2. Cama – a cama deve ser a mais adequada, por isso, pense que o colchão deve ser confortável e que favoreça o sono restaurador. Confortável no sentido de dar o apoio e suporte necessários aos movimentos noturnos, que em uma pessoa com Alzheimer são mais frequentes.
  3. Hora de dormir – uma as coisas mais comuns em pacientes com Alzheimer é o fato deles trocarem o dia pela noite. Mas algumas dicas podem lhe ajudar a fazer com que a pessoa durma bem durante a noite:
  • Leve-a para a cama o mais tarde possível, assim ele poderá pegar no sono mais rápido.
  • Aposte me atividades durante o dia que o façam gastar energia e o mantenham acordado.
  • Sem cochilos durante o dia.
  • Evite dar alimentos pesados ou gordurosos perto da hora de dormir, assim como cafeína.
  • Treine o organismo dessa pessoa, criando a rotina de ir para a cama no mesmo horário.
  1. Fique atento a qualquer coisa que possa estar atrapalhando o sono dessa pessoa – medicamentos podem ser um fator, sempre é bom conversar com o médico e informar caso desconfie que o remédio esteja tirando o sono do paciente. Depressão também pode ser algo que atrapalhe o sono, e é bem comum em portadores de Alzheimer, por isso esteja atento aos mínimos sinais.

Cuidar de uma pessoa que sofre de Alzheimer requer atenção redobrada e com os cuidados e tratamento necessários, essa pessoa pode ter melhor qualidade de vida.

A Maxflex, líder nacional na indústria do conforto, sempre se preocupa com o bem-estar e qualidade de sono de seus clientes, por isso desenvolve, produz e comercializa colchões e sistemas de dormir com a qualidade e o conforto necessários para noites de sono reparadoras. Em nossas lojas, nossos especialistas estão preparados a sanar qualquer dúvida quanto a nossos produtos e em nossos canais você tem acesso a assuntos relacionados ao sono, à saúde e qualidade de vida. Visite nossas lojas e conheça nossos modelos.