Conheça 5 segredos de um sono  reparador

segredos sono reparador

Além de termos que dormir o suficiente, nosso sono deve, acima de tudo, ser de qualidade e restaurar-nos para o novo dia. Não é só uma questão de contabilizar se dormimos no total de 7 a 9 horas de sono, que é o ideal, mas também de ter a certeza de que este sono será reparador.

Vamos lhe contar alguns segredos para que você alcance o sono restaurador e tenha noites de sono compensadoras e agradáveis.

1.Mantenha a regularidade de ir para a cama

Muitos de nós, pelo ritmo de vida adotado – várias tarefas, trabalho agitado, correria diária –, deixamos para exercer nossas atividades pessoais e corriqueiras durante a noite.

E parece não sobrar muito tempo entre a chegada do trabalho e a hora de dormir, não é mesmo? Assim, dormir cada vez mais tarde tornou-se algo normal para muitos e é aí que está o problema.

Dormir menos do que o recomendado, de 7 a 9 horas por noite, pode trazer prejuízos irreparáveis à saúde, pois o sono é um processo biológico e possui várias fases, todas igualmente importantes, e que fazem parte do ciclo circadiano – período de 24 horas sobre o qual nosso ciclo biológico é influenciado.

2.Tenha hábitos saudáveis de vida

Seu estilo de vida também influencia seu sono e alguns “vícios” podem ser os causadores de suas noites em claro. Por isso:

– Durma sempre no mesmo horário, inclusive aos finais de semana.

– Procure praticar exercícios físicos.

– Cuide de sua alimentação, evitando gordura, açúcar e sal em excesso. Comer pesado antes de dormir, nem pensar! Faça refeições leves.

– Não exagere no consumo de substâncias estimulantes, principalmente antes de dormir: café, álcool, remédios, chocolate, entre outros.

– Tente relaxar antes de ir para a cama, meditação, um banho quente ou o chá certo, com ação calmante podem ajudá-lo a pegar no sono mais rápido e descansar melhor. 

3.Desacelere um pouco sua vida

Parece que as horas e os dias passam voando, que não damos conta de nossas tarefas e compromissos diários, com isso, muitas vezes, ficamos cada vez mais estressados e cansados, evitando atividades que poderiam ser benéficas à nossa saúde mental e física.

Dormir menos é algo corriqueiro, pois depois do dia agitado, em casa temos pouco tempo para colocar a vida pessoal em dia, porém, é aí que mora o perigo: não cuidar do sono!

Dormir bem, e o necessário, é algo imprescindível ao nosso bem-estar. Por isso, desacelerar e policiar-se para fazer o dia render de forma mais tranquila e sem culpas são os primeiros passos para uma vida saudável. Busque também atividades relaxantes que lhe façam desestressar e, assim viver bem e melhor.

4.Construa um ambiente favorável ao seu sono

Deixe seu quarto o mais aconchegante e confortável possível, pois é o local em que você guarda suas roupas e objetos mais queridos e onde descansa todas as noites. Portanto, ele deve ser bem-cuidado e estar pronto a favorecer seu sono reparador.

Na hora de dormir, mantenha seu quarto fresco, escuro e silencioso. Alterações de ruído, de luz e de temperatura podem atrapalhar o sono. Lembre-se: dormir em um ambiente agradável favorece seu sono e sua saúde. 

5.Escolha bem sua superfície de repouso

Algo muito importante para sua qualidade de sono é investir em um colchão ou sistema de dormir de qualidade, além de travesseiros adequados. Afinal de contas, é na cama que você passa 1/3 de sua vida.

Em primeiro lugar, é preciso ter bastante cuidado na hora de escolher sua superfície de repouso, ainda mais que existem diversos modelos no mercado. Você precisa saber qual modelo melhor se adapta ao seu biotipo, por isso, experimente vários modelos antes de decidir, pergunte a quem entende e pesquise bastante.

Não tenha pressa; não vá pelo mais barato nem pela aparência; avalie o tamanho ideal; se não dorme sozinho, leve seu companheiro junto.

 

Na Maxflex, líder nacional em produção e comercialização de colchões e sistemas de dormir, você pode ter a orientação adequada quanto a dormir bem. Afinal de contas, isto é algo que primamos quando produzimos nossos produtos, pois queremos oferecer o melhor em qualidade de sono para nossos clientes. Por isso, vá até uma de nossas lojas, converse com nossos especialistas, experimente e avalie nossos produtos.