Dor no ombro, pescoço e nas costas ao acordar, o que estou fazendo de errado?

dores ao acordar

Ter uma boa noite de sono significa acordar bem no dia seguinte, descansado e renovado. Porém, se você acorda cansado ou com dores pelo corpo, principalmente dores musculares, nos ombros, pescoço e costas, considere que sua posição de sono deve ter algo a ver com este desconforto.

Procure reparar na forma como você se posiciona na cama ao dormir – de lado, de barriga para cima, de bruços –, dependendo de como você dorme, pode estar forçando demais sua musculatura e coluna vertebral.

De costas (barriga para cima) – se esta é sua posição favorita, saiba que a parte inferior das costas pode arcar mais do que o normal, aumentando a pressão sobre a coluna, além disso pode ocorrer a hiperflexão do pescoço. Para diminuir estes pontos de pressão, mantenha os joelhos levemente dobrados e coloque debaixo deles um travesseiro para mantê-los semiflexionados. Para o pescoço, utilize um travesseiro baixo ou médio, que preencha o espaço entre a cervical e a nuca.

De lado – Do ponto de vista médico, é a mais indicado para a coluna, pois mantém a coluna mais alinhada e não exerce pressão ao pescoço. O aconselhável é usar, além do travesseiro para o pescoço, um travesseiro entre os joelhos para mantê-los semiflexionados.

De bruços – Também não é uma posição aconselhável para o sono, mas se optar por ela, o recomendado é que seja utilizado um travesseiro baixo para a cabeça e outro para colocar sob o abdômen, na altura da cintura.

Há também outras causas que podem ocasionar a tensão nessas partes do corpo, além da má posição na cama:

Estresse e a ansiedade: causam a rigidez dos músculos e incentivam o mau posicionamento na hora de dormir.

Seu colchão: a escolha errada do modelo de colchão pode ocasionar as dores musculares e na coluna. É preciso saber qual é o nível de conforto que melhor se adapta ao seu biotipo, avaliando o hábito em relação a superfície anterior. Um produto de qualidade deve oferecer suporte adequado para a coluna e conforto dinâmico para que os micromovimentos não se transformem em microdespertares. Fique atento à base desse colchão, ela também deve garantir o apoio ideal para o colchão e atuar de forma sistêmica para produzir sono de qualidade.

Seu travesseiro: pode não parecer, mas escolher bem o travesseiro e o material com que ele é fabricado faz a diferença para o posicionamento de seu pescoço e coluna. O travesseiro deve suportar a curva da cervical, por isso dormir com mais de um travesseiro ou travesseiros muito altos deixa o pescoço mal posicionado, forçando seu alinhamento natural. Escolha materiais com mais elasticidade, como o látex, que contornam pescoço e cabeça e oferecem apoio adequado.

Seu parceiro: o fato de você estar sentindo dores ao acordar também pode estar relacionado a maneira como se dorme a dois, o que deve ser avaliado e, se necessário, corrigido. Nessa hora o colchão volta a ser um problema se não oferece o conforto dinâmico necessário para ambos.

Há sempre como evitar ou sanar estas dores, é preciso apenas estar atento a como você dorme, sua postura, seus hábitos, onde você dorme. Sabendo de tudo isso, já tem meio caminho andado para a solução do problema e para você dormir melhor e acordar restaurado.

A Maxflex, líder nacional na indústria do conforto, oferece soluções para suas noites de sono por meio de seus colchões e sistemas de dormir, que garantem o apoio e conforto dinâmico necessários para o suporte de seus movimentos noturnos, aliviando os pontos de pressão, evitando a movimentação e consequente interrupção do sono. Vá até uma de nossas lojas, converse com nossos especialistas e experimente nossos modelos.