Insônia: sintomas, causas e tratamentos

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Dentre os distúrbios do sono, o mais comum, sem dúvida, é a insônia. Pare para contabilizar em seu círculo social, quantas vezes você não ouviu alguém dizer: não dormi nada esta noite ou acordei durante a madrugada e não preguei o olho? E quantas vezes você mesmo já não disse isso?

Pois é, a insônia afeta milhões de pessoas no mundo e suas consequências atingem negativamente o bem-estar de quem dela sofre – queda de desempenho no trabalho ou nos estudos; falta de concentração; sonolência diurna; irritabilidade, mal humor e ansiedade; estresse; obesidade; entre outros.

Suas causas e sintomas são diferentes de pessoa para pessoa, mas uma coisa é comum entre elas, de que este distúrbio diminui sua qualidade de vida.

Há três tipos de insônia:

  1. Transitória – duram até três noites;
  2. Aguda – duram algumas semanas;
  3. Crônica – duram alguns meses e, em alguns casos, anos.

 

Sintomas

Se você não consegue pegar no sono à noite, acorda de madrugada e não dorme mais, sente-se cansado depois de uma noite de sono, vive com sono durante o dia, acha que está mais desatento ou descoordenado para realizar tarefas cotidianas, sente muita dor de cabeça e vive irritado ou ansioso, pode estar sofrendo de algum quadro de insônia.

Causas

  • Culpa-se muito o estilo de vida atual de ser o principal motivo da insônia. A correria e as preocupações diárias com família, trabalho, estudos fazem sua mente trabalhar mais e consequentemente acontecer o que conhecemos por “não se desligar dos problemas”.
  • Condições médicas também acabam por interferir no sono de muitas pessoas, como: dores crônicas; problemas respiratórios e alergias; problemas neurológicos, entre outros.
  • Os maus hábitos de sono como dormir sempre fora de horário, comer demais, consumir cafeína e álcool, fumar, não desgrudar de aparelhos eletrônicos antes de dormir podem fazê-lo despertar e afetar seu sono.
  • Alterações no ritmo circadiano ocasionados por mudança de horário de trabalho ou de fuso horário. Além de outros tantos fatores como problemas hormonais, ronco do parceiro e gravidez.

A insônia é mais comum em…

– Mulheres: por conta de fatores hormonais, durante o clico menstrual ou menopausa, além de casos que ocorrem na gravidez.

Idosos: o sono altera-se muito em pessoas com mais de 60 anos, principalmente por problemas relacionados à saúde.

– quem trabalha à noite: trocar o dia pela noite bagunça o clico natural de sono, ocasionando a insônia.

– quem viaja muito: os efeitos do jet lag também levam à insônia. O organismo não segue seu ciclo circadiano que é alterado na troca de fuso horário.

Tratamentos

Para se iniciar um tratamento para insônia é preciso saber qual sua causa. Muitas vezes mudar o estilo de vida já resolve o problema de não dormir à noite.

Levar a vida com mais leveza e menos agitação, controlar os impulsos e não sofrer com o estresse, praticar a higiene do sono – seguir uma rotina diária para poder melhorar a qualidade de seu sono, como: dormir no mesmo horário; diminuir alguns exageros como comer, ingerir cafeína, fumar ou usar eletrônicos; preparar seu quarto adequadamente; escolher uma superfície de sono adequada e que lhe ajude a alcançar o sono reparador.

Buscar também outras alternativas como exercícios físicos – mas longe da hora de dormir –, terapias, técnicas de respiração e relaxamento, tratamentos naturais e, em casos mais específicos ou crônicos, medicamentos.

No geral, sempre os bons hábitos diários e uma rotina de sono levam à qualidade de vida que você tanto procura. Se você percebe alguns sintomas relacionados à insônia, procure tratá-los. Quanto mais você sabe, mais rápido pode resolver o problema.

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