Movimentação e sono não combinam!

Descubra por que muitas noites você dorme a quantidade de horas ideal e desperta pela manhã completamente indisposto e sem energia para enfrentar o dia.

Por volta de 1920 os pesquisadores acreditavam que éramos desligados enquanto dormíamos. Mais tarde, com a evolução das pesquisas, constatou-se que o sono é um comportamento dinâmico e apresenta um padrão regular.

Entender esse padrão nos ajudará a fazer escolhas que levarão a uma melhor qualidade de sono e de vida.

etapas do sono

Observe que fazemos uma “descida” do sono leve, estágios 1 e 2, para o sono profundo ou restaurador, estágios 3 e 4. Depois, gradativamente, “subimos” e passamos pelo sono REM, fase em que sonhamos. Este ciclo tem duração aproximada de 90 minutos e tende a se repetir de 4 a 6 vezes por noite.

Como já vimos, o sono é um comportamento dinâmico e efetuamos, em média, 20 pequenos movimentos neuromusculares por hora enquanto dormimos. Se na “descida” do sono leve para o sono mais profundo a superfície sobre a qual repousamos não responder de forma dinâmica a estes micromovimentos, ao contrário, resistir a eles, vamos sentir um incômodo, um pequeno desconforto, que provocará uma movimentação na busca por uma posição mais confortável. Pronto, o sono foi interrompido, o que significa despertar completamente ou apresentar um microdespertar, que seria um despertar inferior a 90 segundos. Pela inércia do sono, no dia seguinte, achamos que dormimos a noite toda e não entendemos por que acordamos sem energia para começar o dia. Se esse ciclo se repetir, vamos dormir, porém sem alcançar o sono profundo, responsável por restaurar nosso corpo e mente, nos deixando dispostos e completamente revigorados.

O segredo é a superfície sobre a qual repousamos responder de forma dinâmica aos micromovimentos, para que o sono não seja interrompido e possamos completar o padrão de sono saudável, sem despertarmos.

etapas para a qualidade do sono

Então, quando for escolher seu novo colchão, não tenha pressa: experimente, respire fundo, relaxe e perceba se a superfície o apoia gentilmente e, simultaneamente, oferece alívio de pressão. Se sentir algum desconforto durante a experimentação é sinal vermelho para a compra.

O sistema de dormir da Maxflex é o melhor parceiro para promover qualidade de sono, pois o box spring atua como um amortecedor, dissipando o impacto dos micromovimentos e proporcionando uma sensação ímpar de flutuação. Priorize a qualidade do seu sono e viva melhor!

Visite a Maxflex mais próxima e conheça nossos sistemas de dormir.