Perdendo o sono para escolher o seu novo colchão?

escolher o colchão ideal

Diante de tantas opções e informações, até conflitantes, como escolher o colchão certo para o seu biotipo?

Você vai precisar compreender, antes de mais nada, como seu corpo se comporta durante o sono. Afinal, o colchão ideal deve proporcionar sono de qualidade.

O melhor colchão do mundo deve proporcionar uma arquitetura de sono saudável. O sono acontece em ciclos que se dividem em estágios entre sono leve e sono profundo, passando pela fase dos sonhos. Portanto, você inicia sua atividade de dormir no sono leve e gradativamente vai descendo para o estágio de sono mais profundo ou sono restaurador. Ocorre que, durante essa descida, o nível de relaxamento muscular aumenta e aliado a isso ocorrem os micromovimentos neuromusculares, que são em torno de 20 por hora. Então perceba que o sono é uma atividade e não um estado de inércia.

etapas do sono

A superfície ideal deve garantir um apoio anatômico para a coluna vertebral, que tem a forma de um leve S e, simultaneamente, oferecer um conforto dinâmico para acompanhar os micromovimentos e não resistir a eles para que você alcance a fase de sono mais profundo. Se o colchão se comportar de forma diferente, você pode passar uma noite toda intercalando sono leve, sonhos e microdespertares e não fazer o sono profundo, responsável por um despertar revigorado.

Agora você já pode concluir que:

  • Se tentar escolher o colchão mais barato do mercado não estará fazendo uma escolha por qualidade de sono.
  • Se escolher o mesmo colchão que o amigo tem e sente-se muito bem, também não estará fazendo a escolha correta, pois os biotipos são distintos, por mais que o peso e a altura sejam os mesmos.
  • Não basta saber se o colchão suporta o seu peso, ele precisa proporcionar apoio e conforto dinâmico para o seu sono ser limpo.

Colchões de espuma

Antigamente uma tabela de densidade x peso era o suficiente para escolher o seu colchão.

Um colchão com densidade 28 ou 33, por exemplo, vai suportar tranquilamente um adulto com 70 a 100 quilos. Ocorre que, inicialmente, este colchão vai apresentar um nível de firmeza alto, por ser novo, não proporcionando suporte anatômico, não oferecendo também a resposta dinâmica aos micromovimentos e não apoiando o sono restaurador. Então, o colchão de espuma não é o ideal? Com um bloco só, este colchão não conseguirá oferecer suporte e alívio de pressão para cuidar da anatomia e, simultaneamente, apoiar o sono restaurador. Para ser ideal, o colchão de espuma precisa ter em sua composição camadas que respondem pelo conforto dinâmico, algo assim:

colchão de espuma

 

Colchões de látex

Os colchões de látex 100% natural, por sua vez, são os únicos que, com apenas uma composição, têm a capacidade de oferecer o apoio anatômico e conforto dinâmico para qualquer biotipo. O látex é conhecido por sua grande capacidade de resposta, conforto dinâmico e por proporcionar um microclima saudável para o sono.

colchão natural latex

Colchões de molas

Os colchões de molas precisam ser construídos com cápsulas de molas individuais e agregar em sua composição materiais de estofamento com respostas específicas para o apoio e conforto dinâmico, que uma arquitetura de sono requisita. Se cumprirem esses requisitos podem, desde a primeira noite, proporcionar sono de qualidade.

estrutura interna de colchão de molas

Colchões com espuma viscoelástico

Os materiais como memory foam ou viscoelástico não acompanham de forma dinâmica os micromovimentos durante o sono, por sua característica de resposta lenta, sendo incompatível com a dinâmica do sono.

É importante mencionar que a base sobre a qual você apoia o seu colchão pode potencializar seus benefícios ou mitigá-los. A melhor base para apoiar seu colchão de espuma, látex ou molas é um box spring. Assim você terá um sistema de dormir trabalhando a favor do seu sono.

Agora você tem condições de avaliar se o colchão oferecido realmente será um aliado para apoiar o sono restaurador ou não.

O segredo é que apenas materiais nobres, com alta resposta de resiliência e técnicas de montagem baseadas na arquitetura de sono, podem proporcionar um sono limpo ou restaurador.

Nós nos esforçamos muito para sermos reconhecidos pela qualidade dos produtos e serviços que oferecemos e não para alcançarmos o maior market share do mercado. Por isso, na Maxflex você tem a certeza de comprar um sistema de dormir ideal para o sono restaurador, pois essa é a nossa missão.