Saiba como escolher bem o colchão do seu filho

colchão criança

Assim como para nós adultos, uma criança necessita – talvez ainda mais – de boas noites de sono, pois é durante o sono que seu cérebro em desenvolvimento processa tudo que aprendeu durante o dia, também é nesse momento que seu organismo trabalha para seu crescimento.

Portanto, escolher um bom colchão para seu filho é algo que deve ser pensado não só como benefício para melhorar a qualidade de sono dele, mas como um aliado para seu desenvolvimento.

Pensando nisso, a primeira pergunta que fazemos é: qual é o tipo de colchão adequado para meu filho?

Aquele que oferece suporte e conforto dinâmico

Apoio adequado é imprescindível para as crianças durante o sono. Sua coluna e ossos precisam estar bem apoiados e alinhados, pois estão em fase de crescimento e isto acontece à noite, uma vez que o hormônio do crescimento é liberado durante o sono.

Os movimentos noturnos também são algo a se levar em conta na hora da escolha, pois as crianças movimentam-se muito enquanto dormem e o colchão deve responder de forma dinâmica aos movimentos, evitando desconforto e microdespertar, permitindo assim que eles possam dormir melhor e profundamente.

A superfície que coopera com a saúde e crescimento do seu filho é um sistema de dormir: colchão de molas, espuma ou látex sobre um boxspring.

Ciente de que o primeiro passo é a escolha do nível de suporte e conforto, o que mais preciso saber?

– Informe-se sobre os materiais com os quais são produzidos os colchões: Isso também pode influenciar no sono e na saúde dos pequenos. É importante verificar os componentes utilizados em sua fabricação para evitar problemas, como alergias. Prefira produtos hipoalergênicos, como o látex, que impedem a proliferação de ácaros e bactérias.

– Falando em ácaros e bactérias: a limpeza constante dificulta a proliferação destes organismos, que provocam, principalmente, alergias e que são tão comuns em crianças. Por isso, todo cuidado é pouco! Troque sempre as roupas de cama, protetores de colchão, levante o colchão para ele ventilar, aspire bem o quarto, evite o acúmulo de objetos onde a poeira possa se depositar e nem pensar em box com baú.

– Saiba o momento da transição: tirar seu filho do berço e fazê-lo dormir na cama pode parecer difícil, mas é necessário. Muitas vezes pensamos que quando são pequenos, no berço estarão mais seguros, porém, como estão crescendo, precisam de mais espaço. E isso vai acontecer mais rápido ainda! Tenha em mente que a mudança do berço para a cama deve ocorrer entre os 18 e 36 meses.

A escolha da nova cama: pequena ou normal? Como seu filho está em fase de crescimento, talvez a melhor opção seja comprar uma cama em tamanho padrão, nas medidas 0,88 x 1,88 ou 1,00 x 2,00 ou 1,20 x 2,00. Lembre-se que dormimos melhor em superfícies maiores. Invista no maior tamanho possível para o quarto, lembrando de priorizar o espaço para o sistema de dormir neste ambiente. Saiba fazer uma boa escolha!

A compra: pesquise, avalie, converse com o especialista na loja para saber qual produto levar. Se seu filho é maiorzinho, leve-o junto na hora da compra, tente fazê-lo experimentar o colchão, pergunte a ele o que acha. Não se deixe levar pelo preço, associado ao fato de você poder ter que trocar de colchão por que ele está crescendo. Pense que estamos falando da saúde de seu filho.

O conforto e a qualidade de sono de seu filho devem ser sempre uma prioridade, ainda mais quando se trata do lugar onde ele vai dormir por mais de 10 horas por dia.

Escolher o colchão certo para o seu filho é essencial, embora possa parecer mais difícil. Reflita da mesma forma que você faria na hora de comprar seu colchão, a diferença é que seu filho está em processo de crescimento e o colchão deve acompanhar isso. Concentre-se no que diz respeito ao nível de apoio e conforto ideal para ele e faça a melhor escolha.

Nós da Maxflex, líder nacional na fabricação e comercialização de sistemas de dormir, estamos sempre pensando no conforto e qualidade de sono de nossos clientes e suas famílias. Por isso, queremos sempre informá-los sobre como escolher bem a superfície de repouso ideal, pois é nela que restauramos as energias e alcançamos o sono limpo que merecemos.

Visite a loja Maxflex mais próxima, conheça nossos modelos e saiba o que é dormir bem e com qualidade.