Sono x ansiedade

ansiedade atrapalha o sono

Um dos males do século, a ansiedade atinge milhões de pessoas no mundo. Quem sofre de ansiedade está sempre sob estado de tensão, medo e preocupação constantes, que tomam proporções que chegam a dominar a vida da pessoa.

Com isso, aparecem as consequências desse estado de pressão, transtornos como depressão e insônia são bem comuns, além de outras patologias associadas ao descontrole emocional causado pela ansiedade.

A insônia é um dos sintomas mais comuns ao ansioso. Dormir bem significa estar relaxado e a ansiedade traz o contrário, a agitação, fazendo com que a pessoa não durma bem. As preocupações diárias com família, trabalho, dinheiro em pouco tempo tornam-se coisas das quais a pessoa não consegue se livrar e acabam por lhe tirar o sono.

Esta associação entre ansiedade e noites maldormidas acaba tornando-se um ciclo vicioso, levando a pessoa a ter cada vez menos qualidade de vida. Não dormir ou acordar no meio da noite para se lembrar de algo que ocorreu ou a expectativa de um compromisso no outro dia, torna-se cada vez mais corriqueiro, porém nada saudável.

Um sono de má qualidade deixa a pessoa cansada, irritada, desconcentrada, além de outras consequências para a sua saúde que possa adquirir. Dormir bem é algo necessário a todos, pois dormindo nos renovamos para o novo dia, nosso cérebro recobra a energia gasta no dia anterior e nosso organismo produz substâncias importantes à manutenção de nossa saúde.

E como combater a ansiedade?

O primeiro passo é reconhecer os sintomas de ansiedade e assumir o fato de que eles devem ser tratados.

Além da falta de sono, comer exageradamente, principalmente doces; roer unhas; tensão muscular constante; preocupar-se em excesso; ter medos constantes; problemas digestivos são alguns dos sintomas mais comuns e pelos quais você pode reconhecer um ansioso.

O problema é que para muitas pessoas pode parecer comum ter problemas e se preocupar com eles, mas não se dão conta das consequências de se estar em constante estado de alerta e preocupações. Por isso, o conselho é procurar um especialista e tratar o problema, além de buscar alternativas para aliviar as tensões, dormir bem e viver melhor.

A Maxflex, líder nacional em desenvolvimento, produção e comercialização de colchões e sistemas de dormir, preocupa-se constantemente com a qualidade de sono de seus clientes, por isso busca soluções que os levem a ter conforto e um sono restaurador, imprescindível à manutenção da saúde. Acompanhe-nos em nossos canais e saiba mais sobre sono. Visite-nos em nossas lojas, conheça nossos modelos e converse com nossos especialistas em sono para tirar suas dúvidas.