Xixi na cama! O que fazer? 

como evitar xixi na cama

Quem tem filhos, sem dúvida, algum dia já teve a experiência de vê-lo fazer xixi na cama. Ser surpreendido, muitas vezes no meio da noite, com o colchão todo molhado. Isso quando não a sua própria cama, naquelas vezes em que você permite que seu pequeno durma com você.

Xixi na cama – a enurese noturna é bem comum entre as crianças até 5 anos, mas alguns carregam o problema até a adolescência – o que deve ser investigado e tratado.

Alguns fatores podem ser a causa da enurese: neurológicos, hormonais, hereditariedade e sono profundo – a criança não responde ao sinal de bexiga cheia.

Procurar um médico sempre ajuda, tanto para se investigar e tratar o problema como para que os pais tenham uma orientação melhor de como proceder, pois a criança, muitas vezes sofre com a vergonha de urinar na cama ou sente-se culpada por ver que seus pais ficam nervosos com isso.

Mas, acima de tudo, tenha em mente, principalmente na hora da raiva, que este é um problema involuntário, que ocorre durante o sono profundo quando o cérebro não entende o estímulo da hora do “xixi” ou por problemas psicológicos ou de estresse.

O que fazer?

Criar alguns hábitos ou instituir algumas regras podem ajudar, e muito, a prevenir que seu filho faça xixi na cama. Por exemplo:

– Insista para que ele beba bastante água durante o dia, isso vai ajudá-lo no processo de controle da bexiga, mas evite que ele ingira líquidos à noite, principalmente perto da hora de dormir – até mesmo aquele famoso “Mama”!

– Faço-o criar o hábito de esvaziar a bexiga antes de ir para a cama e pensar que ir ao banheiro sempre é uma tarefa a ser cumprida.

E se o xixi vier, como proceder?

Ao menor sinal de urina na cama, troque as roupas da criança e as roupas de cama para que ele fique sequinho. Para conservar estas peças, coloque-as para lavar, assim que possível, para evitar manchas.

Para “ataques molhados” ao colchão, você pode utilizar capa de colchão impermeável ou protetor de colchão absorvente e descartável. Sempre coloque-o, abaixo dos lençóis para não haver desconforto durante o sono. O ideal é ter sempre uma reserva destes para as trocas de roupas de cama frequentes.

Presenciar o “xixi” na cama de seu filho pode ser frustrante, porém nunca se esqueça de que ele não faz por mal e que esta é uma coisa comum em crianças. A melhor forma de superar isso é com paciência, compreensão e amor, além de usar as dicas que separamos acima.

A Maxflex, líder nacional em desenvolvimento, fabricação e comercialização de colchões e sistemas de dormir, está sempre preocupada em ajudar seus clientes a solucionar suas dúvidas e mostrar como proceder em alguns casos ligados a distúrbios que ocorrem durante o sono. O que queremos é que você e sua família usufruam de noites de sono tranquilas e restauradoras. Vá até uma de nossas lojas, conheça nossos produtos, converse com nossos especialistas do sono e opte por um Maxflex.