Como ter uma boa noite de sono

Descubra qual a melhor posição para dormir com dor nas costas

Seja leve ou intensa, em pontadas ou constante, a dor nas costas é um problema que afeta  mais de 80% da população mundial e só perde para a dor de cabeça quando o assunto são visitas ao consultório médico.

Se durante o dia ela traz uma série de limitações - quem já tentou abaixar com rapidez para pegar algo que caiu no chão e se surpreendeu com a dificuldade sabe o que é isso -, à noite o incômodo torna-se ainda mais desagradável e pode acabar prejudicando o seu descanso.

Mas afinal, qual a melhor posição para dormir com dor nas costas e garantir noites de sono tranquilas? É o que você vai descobrir agora. Acompanhe a leitura!

Qual a melhor posição para dormir com dor nas costas?

1. Com as costas apoiadas no colchão

Dormir com as costas totalmente apoiadas no colchão é considerada uma das melhores posições para quem sofre com dores na coluna.

Isso porque a medida proporciona uma distribuição adequada do peso do corpo, diminuindo os pontos de pressão e alinhando corretamente a cabeça, a coluna e o pescoço.

É importante que a cabeça e o pescoço estejam apoiados em um travesseiro que deixe a região alinhada com o tronco. Para garantir maior conforto, coloque também um pequeno travesseiro sob os joelhos e em qualquer outra lacuna formada entre o corpo e o colchão, como na parte inferior das costas.

2. De lado, com um travesseiro entre os joelhos

Colocar um dos ombros e toda a lateral do corpo em contato direto com o colchão pode ajudar quem sofre com dores nas costas a ter noites de sono mais tranquilas.

Para evitar o surgimento de problemas posturais ou musculares, o ideal é alternar o lado de apoio do corpo a cada noite, evitando dormir virado sempre para o mesmo lado.

Também é importante não abrir mão de colocar um travesseiro entre os joelhos, já que a medida mantém os quadris, pelve e coluna alinhados.

3. De lado, em posição fetal

A posição costuma ser benéfica para quem sofre com dores nas costas provocadas por hérnias de disco. Isso porque dormir com os joelhos na direção do peito e o tronco levemente inclinado ajuda a abrir espaço entre as vértebras e amenizar as dores causadas pelo problema.

Assim como na posição anterior, é importante trocar de lado periodicamente para evitar problemas musculares ou quaisquer outros desconfortos.

4. De bruços, com um travesseiro sob o abdômen

Em geral, dormir de bruços é pouco recomendado para quem tem dor nas costas porque a posição pode adicionar pressão ao seu  pescoço.

No entanto, o problema pode ser revertido se você colocar um travesseiro sob o abdômen, o que alinha o corpo e  torna a posição confortável mesmo para quem sofre com dores nas costas.

O ideal é que o travesseiro seja posicionado abaixo da pélvis e da parte inferior do abdômen, aliviando a pressão na coluna. Nessa posição,a utilização de um travesseiro para apoiar a cabeça é opcional.

5. De bruços, com o rosto virado para baixo

Outro motivo pelo qual dormir de bruços costuma ser pouco recomendado é porque nessa posição a cabeça costuma ficar flexionada para um dos lados, aumentando o estresse sobre o pescoço, costas e ombros.

Para evitar o problema, coloque um travesseiro pequeno e firme ou uma toalha enrolada sob a testa, criando assim um espaço para respiração. Além disso, coloque um segundo travesseiro sob o estômago, garantindo um melhor alinhamento do corpo.

-----

Além de descobrir a melhor posição para dormir com dor nas costas, quem sofre com o problema deve ter atenção redobrada na escolha do colchão e do travesseiro.

Levar em consideração seu biotipo, escolher o material mais adequado e só comprar produtos de marcas comprometidas com a alta qualidade de seus produtos e o bem-estar do seus clientes é essencial para garantir noites de sono muito mais tranquilas e maior disposição no dia a dia!

Gostou de entender melhor qual a melhor posição para dormir com dor nas costas? Então que tal descobrir agora mesmo como escolher a roupa de cama ideal para deixar suas noites de sono perfeitas?

MaxFlex

Por Maxflex

Oferecemos as melhores superfícies para repouso conscientizando os clientes sobre o impacto destas na qualidade do sono.

Comentários