Como ter uma boa noite de sono

Leite com canela antes de dormir melhora a qualidade do sono: verdade ou mito?

A noite chega e nada de você conseguir pegar no sono. Quem passa por esse problema certamente já ouviu inúmeros conselhos e fórmulas mágicas para finalmente conseguir descansar. Um dos mais famosos é tomar um copo de leite com canela antes de dormir. Mas, afinal, será que a dica funciona de verdade? É o que você vai descobrir no artigo de hoje. Acompanhe a leitura!  

Afinal, leite com canela antes de dormir melhora a qualidade do sono?

Sim! O leite é rico em triptofano, aminoácido essencial que não é produzido pelo organismo e que regulariza uma série de mecanismos fisiológicos, como o humor e o sono. O triptofano é ainda um precursor da serotonina, neurotransmissor responsável pelas sensações de prazer e bem-estar que ajudam o organismo a relaxar. Além disso, o leite também possui vitamina B12, que tem influência direta na melatonina, hormônio responsável pela regularização dos ciclos do sono. Por todos esses motivos, o leite é, sim, um grande aliado de quem quer ter noites mais tranquilas. Mas e a canela? A especiaria dá uma forcinha extra para quem não está conseguindo pegar no sono, já que é um dosador insulínico. Em outras palavras, isso quer dizer que ela evita que as taxas de açúcar no sangue se elevem, aumentando a sensação de relaxamento. Além de tomar leite com canela antes de dormir, outros alimentos podem auxiliar você a ter uma boa noite de sono. Saiba quais são eles neste artigo!  

Que outras medidas podem ajudar a ter uma uma boa noite de sono?

Alguns outros hábitos podem ajudar você a melhorar a qualidade do seu sono. Saiba quais são eles e inclua-os agora mesmo em sua rotina:  

  • Evite se exercitar até 2 horas antes de dormir. Embora praticar atividades físicas contribua para melhores noites de sono, o ideal é que elas não sejam realizadas pouco antes de ir para cama, já que podem deixar você mais agitado;
  • Nesse período, o ideal é dedicar-se a atividades relaxantes: tome um banho morno, leia um bom livro ou ouça música suave;
  • Não faça refeições pesadas antes de dormir. Evite frituras, açúcar e alimentos preparados com muita gordura e farinha branca, como massas, bolos e pães;
  • Fique atento também às bebidas que você consome: tanto o álcool quanto aquelas ricas em cafeína, como o café e o chá mate, podem prejudicar suas noites de sono;
  • Como a luz pode interferir no ciclo do sono, evite usar aparelhos eletrônicos, como televisão, tablets e celulares na cama. O ideal é que o quarto esteja completamente escuro para que você tenha uma boa noite de descanso.

Como você pode ver, o leite com canela é um excelente aliado de quem quer ter noites de sono mais tranquilas e relaxantes. Evite ingeri-lo muito quente ou muito frio, já que isso pode desregular momentaneamente a temperatura do seu organismo e interferir na qualidade do seu descanso. O ideal é que ele seja consumido morno, preferencialmente trinta minutos antes de ir para a cama. -- Agora que você já sabe que tomar leite com canela antes de dormir melhora mesmo a qualidade do sono, que tal conferir outros artigos do blog da Maxflex e conhecer mais dicas para descansar melhor?    

MaxFlex

Por Maxflex

Oferecemos as melhores superfícies para repouso conscientizando os clientes sobre o impacto destas na qualidade do sono.

Comentários