6 dicas para dormir bem durante o verão

6 dicas para dormir bem durante o verão

Não deixe que a estação mais quente do ano atrapalhe a qualidade do seu sono. Confira nossas dicas para dormir bem no verão aqui!

O verão está quase aí! Dia 21 de dezembro começa a estação mais quente do ano, e estamos super ansiosos! Entretanto, o verão também significa noites mais quentes, o que pode atrapalhar o seu sono.

Preparamos algumas dicas para você enfrentar as noites de calor e dormir bem independente da temperatura. Vem conferir!

6 dicas para dormir bem durante o verão

  1. Feche as cortinas durante o dia!

Quando o sol bate no cômodo durante o dia, ele pode esquentar o ambiente consideravelmente, o que acaba deixando-o desconfortável na hora de dormir. 

Para evitar isso no seu quarto, tente deixar as cortinas fechadas, principalmente durante o período da tarde, que acaba sendo mais quente.

Só tome cuidado para não deixar as janelas fechadas o dia inteiro – isso acaba deixando o ar ainda mais abafado durante a noite.

  1. Nada de refeições pesadas antes de dormir

Essa regra é válida para qualquer época do ano, mas é extremamente importante nos dias de calor. Refeições mais pesadas e gordurosas exigem um esforço maior do nosso corpo para realizar a digestão, o que acaba dificultando o sono.

Opte por alimentos leves de noite e, de preferência, coma duas horas antes de dormir.

  1. Não pratique exercícios de noite

A prática regular de exercícios físicos ajuda a melhorar a qualidade do sono, é verdade, mas ela não é recomendável para o período da noite. 

A atividade física manda um alerta para o nosso corpo acordar, e ele esquenta e começa a trabalhar mais para queimar as calorias. Não é muito o que você quer antes de dormir em uma noite de verão, não é?

  1. Tome um banho… morno?

Ao contrário do que o senso comum diz, não são os banhos gelados que nos ajudam a dormir melhor no calor. Embora a água gelada seja uma delícia na hora, ela confunde o nosso organismo. 

Depois que saímos de um banho gelado, nosso corpo tenta voltar para a temperatura regular – cerca de 37º C – o que faz com que ele esquente até mais do que antes. O certo é tomar um banho com água morna, que ainda por cima ajuda a relaxar.

  1. Opte por tecidos naturais

Roupas de cama e pijamas feitos de tecidos naturais, como algodão e linho, por exemplo, são grandes aliados em noites mais quentes. Eles são mais leves e absorvem o suor, o que ajuda muito a melhorar a qualidade do sono.

  1. Ventilador e ar-condicionado do jeito certo

A vontade de deixar o ventilador ligado em cima da gente é grande, mas acredite: não é a melhor opção. Na verdade, isso só faz com que ele jogue o ar quente em cima de você.

Para que o ventilador realmente refresque o quarto, mire-o para a janela, assim ele tira o ar quente do quarto e torna-o mais agradável. Se você tiver um ventilador de teto, tente ligá-lo no modo exaustor.

Caso você tenha um ar-condicionado, combine-o com um umidificador de ar – isso faz com que o aparelho não deixe o ar seco. 

Gostou das nossas dicas para enfrentar o calor nas noites de verão? Tem alguma que nós não citamos? Conta para a gente!

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