As 10 melhores dicas para dormir bem e rápido

As 10 melhores dicas para dormir bem e rápido

Se você já tentou várias dicas para dormir mas não tem tido muito sucesso com nenhuma delas, não desista. 

O segredo está também na persistência.

Afinal, dormir bem não deixa de ser uma questão de hábito.

Nesse caso, a solução passa por uma dica trivial, mas que você pode não ter colocado em prática do jeito certo ainda.

Avance então na leitura e entenda como começar hoje mesmo a fazer as pazes com o seu sono!

10 dicas para dormir bem e rápido

De acordo com um estudo da Philips, 36% dos brasileiros sofrem de insônia.

Até aí, parece não haver muita novidade, afinal, todos nós conhecemos pelo menos uma pessoa que se queixa de problemas para dormir.

O problema está em não saber o que fazer para voltar a ter noites de sono tranquilas – segundo a pesquisa, os brasileiros estão no time dos que ainda não descobriram como dormir bem

Ou até sabem, mas têm dificuldades em mudar seus hábitos e seus condicionamentos.

Para você, esse é um problema que pode estar terminando agora, desde que coloque em prática pelo menos uma das dicas para dormir listadas a seguir.

Acompanhe!

Evite café e estimulantes

O inimigo número um de uma boa noite de sono é e sempre será a cafeína.

Tanto é que, de acordo com a maioria dos especialistas, sua ingestão deve ser evitada nas 6 horas que antecedem o momento de ir para a cama.

Digamos que você queira dormir às 22h. Nesse caso, seu limite para tomar café – ou outras bebidas que contêm cafeína, como chá preto e mate ou alguns refrigerantes – é até as 16h.

Mas se você não dispensa um cafezinho, pode aderir ao descafeinado, que tem o mesmo sabor, sem os efeitos da cafeína presente na tradicional bebida.

Procure acordar no mesmo horário

Há quem acredite que “hibernar” nos fins de semana e feriados ajuda a compensar a falta de sono nos dias úteis.

Acontece que, segundo este estudo realizado pela Universidade do Colorado, esse pode ser um hábito prejudicial, podendo até contribuir para o desenvolvimento de obesidade e diabetes.

Por isso, o melhor a se fazer é manter um horário mais ou menos fixo para acordar, não importa o dia da semana e a ocasião. Sua saúde e seu relógio biológico agradecem.

Seja pontual ao dormir 

Falando em relógio biológico, é ele o responsável por controlar os ciclos de vigília e repouso em nosso organismo (ciclo circadiano).

Sendo assim, a mesma pontualidade que você mantiver em relação aos horários para despertar deve ter também para a hora de dormir.

Um detalhe a ser observado, nesse caso, é o mínimo de horas necessárias para que o sono seja de fato reparador. Veja abaixo:

  • Adolescentes: 8 a 10 horas por noite
  • Depois dos 18 anos: 7 a 9 horas por noite
  • De 65 anos para cima: 7 a 8 horas por noite 

Pratique esportes 

A ciência e a Medicina já sabem há algum tempo que a prática de esportes ajuda a melhorar a qualidade do sono.

Isso porque, ao praticar exercícios, liberamos substâncias relaxantes como a endorfina e a dopamina.

Ao serem secretadas, elas entram na corrente sanguínea, aumentando a sensação de bem-estar e ajudando o sono a chegar na hora certa.

Você tem, nesse caso, benefícios múltiplos, já que, além de cuidar da saúde e da estética, estará contribuindo para um verdadeiro “sono da beleza”.

Use calmantes naturais 

Em alguns casos, a insônia pode estar ligada a problemas crônicos de saúde ou a males como o estresse, ansiedade e depressão.

Para certas pessoas que sofrem dessas enfermidades, a solução pode ser o uso de calmantes e antidepressivos.

Embora eficazes, eles cobram um preço alto, já que no médio e longo prazo causam dependência química.

Uma alternativa saudável e sem esse perigoso efeito colateral são os calmantes naturais como os chás de passiflora e erva-cidreira.

A atenção, nesse caso, deve ser redobrada para gestantes, já que alguns desses chás calmantes são contradindicados, pois podem induzir ao aborto. 

Na dúvida, converse sempre com o seu médico antes de aderir a esse tipo de bebida.

Controle a alimentação 

Alimentos gordurosos e pesados como a feijoada devem ser evitados à noite por um motivo parecido com o do café.

A diferença é que eles agem como estimulantes por acelerar o metabolismo, o que leva à insônia da mesma forma que a cafeína.

Olho vivo no travesseiro 

Não se pode dormir bem quando a cabeça e o pescoço não estão bem sustentados.

É por isso que os travesseiros da Maxflex são projetados para proporcionar conforto e firmeza para que você durma bem.

Tenha o melhor colchão 

Além do travesseiro, é fundamental que o seu colchão ofereça ao mesmo tempo conforto e sustentação para suas articulações e coluna.

Que tal experimentar um dos colchões Maxflex, vendidos em até 7 tamanhos e fabricados com o que há de mais moderno em tecnologia de molas pocket

Cultive o hábito da leitura 

Conhecimento nunca é demais e não ocupa espaço. 

Além disso, pode ser uma excelente forma de induzir seu organismo a um relaxamento e, consequentemente, ao sono.

Escute sons de chuva 

O celular é considerado um dos vilões do sono, mas ele pode ser também um aliado.

Nesse caso, você pode utilizá-lo para escutar sons de chuva para dormir. 

No Youtube, você pode encontrar diversos vídeos com tela preta com horas de barulho relaxante, cujo efeito pode ser potencializado com fones de ouvido.

Pratique todas as dicas para dormir em um colchão Maxflex

Já falamos do colchão, mas nunca é demais lembrar que é nele que passamos praticamente um terço da nossa vida.

Sendo assim, é fundamental que ele seja muito bem escolhido, afinal, nossa saúde depende da qualidade do sono, certo?

A Maxflex é a sua parceira para ajudar a dormir mais e melhor.

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