Como o sono afeta a imunidade?

Como o sono afeta a imunidade?

Noites mal dormidas fazem muito mal para nosso bem-estar físico e mental. Confira como o sono afeta o seu sistema imunológico!

Uma noite mal dormida acaba com o humor de qualquer um. Mas os perigos de dormir por poucas horas, ou mesmo de passar noites sem dormir, são maiores do que se sentir esgotado no dia seguinte. 

Com a privação do sono, você também fica mais suscetível à doenças. E vai muito além do cansaço e tem a ver até com o que nosso corpo fica fazendo enquanto dormimos. Quer entender um pouco mais? Vem com a gente!

O que é o sistema imunológico?

Basicamente, o sistema imunológico é a parte do nosso corpo responsável por manter as doenças e infecções longe. Ele atua diariamente contra bactérias, vírus, outros micróbios… Qualquer corpo estranho que você possa imaginar.

Por isso, quanto mais fortalecido ele estiver, melhor. Você fica doente menos vezes, e, quando fica, consegue ficar curado com mais facilidade.

Como o sono afeta o sistema imunológico?

Nosso corpo é um reloginho, e ele é expert em manter tudo funcionando. Mas para isso, ele precisa sempre estar se auto regulando. 

O melhor momento para onosso organismo conferir se tudo está funcionando certinho e recuperar as energias é durante o sono. Afinal, é o momento em que você está usando “menos” o seu corpo.

Quando dormimos, o nosso sistema imunológico não para de trabalhar. Na verdade, ele trabalha até mais do que quando estamos acordados.

E não importa se estamos machucados, doentes, ou completamente saudáveis. Ele vai passar a noite trabalhando para setornar ainda mais forte e poder nos proteger ainda mais.

Dormir mal – ou não dormir – atrapalha esse processo, enfraquecendo a linha de defesa do seu organismo. E isso é comprovado cientificamente. Você tem 4,5 mais chances de pegar uma gripe se dormir menos de 5h por dia.

E não estamos inventando esse número! O estudo foi realizado por especialistas na Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos. 

Nele, 164 voluntários registraram as horas de sono por uma semana. Então, ficaram isolados por 5 dias e foram expostos ao vírus causador do resfriado comum. O resultado, você já pode imaginar: quem dormiu menos horas, ficou mais doente.

Agora dá para ver como as horas de sono são valiosas, não é?

“Mas eu durmo, só que poucas horas!”

Infelizmente, também não adianta. Não importa se foi só uma noite, ou se você sofre de insônia crônica: os efeitos da falta de sono já se fazem presente tanto a longo quanto a curto prazo.

Uma noite sem dormir já é suficiente para enfraquecer seu sistema imunológico. Até mesmo uma noite com apenas 5 horas de sono– muito normal no nosso dia a dia corrido nas cidades – pode prejudicar a sua saúde.

O ideal, para adultos, é tentar dormir entre 7h a 8h por noite. Assim, você fica bem descansado e mantém seu reloginho funcionando à toda. 

Mas calma, não precisa se preocupar! Temos algumas dicas especiais para que você possa melhorar a qualidade do seu sono e não sofrer mais. Hábitos saudáveis e um bom colchão são um ótimo começo para você reconquistar o seu bem-estar e fortalecer seu sistema imunológico.

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