Por que dormir bem é essencial para quem pratica exercício?

Por que dormir bem é essencial para quem pratica exercício?

Você sabia que o sono pode fazer toda a diferença na hora de praticar exercícios físicos? Leia o blog post e entenda mais sobre a relação entre os dois!

Uma coisa que todo mundo sabe: uma boa alimentação, prática constante de exercícios físicos e boas noites de sono são o trio de ouro quando o assunto é ter uma vida saudável. 

Mas embora escutamos bastante que fazer exercício pode te ajudar a dormir melhor, muitas vezes não sabemos que o oposto também vale: o sono ajuda no exercício físico.

Como o sono afeta a prática de exercícios físicos?

Nas horas em que estamos dormindo, nosso corpo não precisa executar tantas funções quanto quando estamos acordados, então é a hora que ele aproveita para recarregar as energias.

Portanto, quando você treina – seja com foco em emagrecer, ganhar músculo ou apenas porque você gosta de praticar exercícios – é durante a noite que o seu corpo irá “processar” o que você fez no seu treino. Sem boas noites de sono, não há dieta ou programa de exercícios que traga os resultados tão esperados. 

As horas de descanso a noite são mais importantes do que você pensa para atingir seus objetivos na academia. Vem conferir como em nosso blog post:

Mais energia para o dia seguinte

Esse primeiro ponto é bem óbvio, mas vale a pena ser dito. Quando você dorme bem, você recupera seu corpo e sua mente e acorda no próximo dia pronto para encarar qualquer desafio.

Ou seja, está pronto para encarar a ida a academia com muito mais animação e foco do que se tiver dormido apenas 5 horas na noite anterior. 

Ah, e se o seu treino exige bastante concentração, como musculação, por exemplo, você também diminui o risco de lesões, já que estará mais atento. 

Ajuda na recuperação dos músculos

Durante os estágios mais profundos do sono, nosso corpo também faz outra atividade que é de extrema importância: ele libera o GH, também chamado de hormônio do crescimento.

O GH é claramente fundamental para crianças, já que elas estão em fase de crescimento. É por isso que elas precisam dormir mais tempo – entre 9 e 10 horas, contra as 7 ou 8 necessárias para os adultos.

Mas o que muita gente não sabe é que o GH também é importante quando ficamos mais velhos. Na verdade, para quem pratica exercícios, é tão fundamental quanto quando somos pequenos. É este hormônio que ajuda na recuperação muscular e que faz com que os músculos cresçam após os treinos.

Viu como o sono é importante para a recuperação muscular e mental? Assim como você se esforça em manter o foco na academia, é hora de também manter o foco em dormir as horas que você – e seu corpo – precisam. 

Agora, não pense que é só dormir bem nos dias em que você treina, e “chutar o balde” nos que você não vai na academia. 

É preciso manter o hábito de dormir bem todos os dias. Assim, você garante que seu corpo está sempre recuperado e 100% pronto para alcançar os seus resultados dos sonhos. 

Quer dormir melhor e não sabe como? Nosso blog está recheado de dicas, vem conferir aqui

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